sábado, 7 de novembro de 2009

Ser publicitário é uma luta contra o ego e o amor próprio

_Olha, adorei o anúncio, ficou lindo! (enchendo a tua bola, e você já olha desconfiado)
_ Aham...
_ Mas você poderia tirar o fundo, trocar a foto, aumentar o título e colocá-lo um pouquinho mais para a esquerda?
_ Posso...
_ Ainda não ficou bom. Tô achando muito poluído sabe? (o que um leigo sabe sobre diagramação para dizer se está poluído ou não?)
_ Sei...
_ Olha, fiz um "modelinho" no Word pra você se basear. Acho que assim fica mais fácil né?
_ Adoramos clientes participativos...
_ Ah, agora sim ficou bom. Mas eu que tive toda a idéia... não sei pra pago vocês.
_ ...

      O meu amigo Buzina é Assistente de Direção. Ele disse algo sobre a profissão dele que volta e meia eu lembro: ser assistente de direção é lutar contra o próprio ego e o amor próprio.
      Passeando por blogs de publicitários, conversando com outros e pelo que já passei, conclusão: ser publicitário também é lutar contra o próprio ego e a auto estima. A função publicitário ataca diretamente seu ego, querendo dilacerar sua auto-estima (ainda bem que você tem de sobra). Todo publicitário se acha.
   Aliás, esse é um pré-requisito básico para ser publicitário: se achar o máximo. Senão, não há auto-estima que resista até o final do dia. Ignorar seus gostos pessoais, ouvir por tabela que o que você fez está uma caca, puxar saco de clientes quando você não puxava nem o da sua mãe, e outras coisas que sabemos muito bem.

      Ser publicitário é lutar contra o próprio ego e o amor próprio. Mas não troco isso por nada desse mundo...

(post inspirado numa conversa com o Buzina e nesse texto aqui)

Um comentário:

Naira Évine disse...

Cara, não sou publicitária [ainda], mas trabalho na área de fotografia e sei muito bem o que está citando. rsrsrsrsrs...
Ou vc "se acha", ou ngm vai te gabar...Área terrível, quando entrego algum trabalho a um cliente, vou toda tensa, quando diz: "POxa, tá legal", já desconfio..., "Mas, não gostei disso, tem como mudar?"... "Tem sim", falo pensando "Merda velho, o mais bonito, sabe nada e tá querendo tirar onda de sabichão..."

Mas, amo essa área, não tenho como negar.. auhauhauhuahuh

Um abração, estou seguindo =}