domingo, 26 de julho de 2009

Normose e Bobose

Estava fuçando alguns papéis antigos e encontrei esse texto que fiz para as aulas de português da faculdade. Resolvi compartilhar com vocês:

ESSES DIAS EU ESTAVA ALMOÇANDO NA LANCHONETE e vi um casal de adolescentes em uma mesa próxima. Ambos estavam conversando e rindo como todo casal de namorados, quando a moça, de brincadeira, pegou um pouco de molho do seu lanche e passou no rosto do namorado. Ele achou muita graça na situação e parecia até que ia começar uma guerrinha de molho quando parou de repente, e meio que se encondendo, limpou o rosto com o guardanapo e olhou em volta com aquela cara de "que ridículo, o que os outros vão pensar?". Na hora identifiquei que eles estavam contaminados por duas doenças chamadas normose e bobose. Ele, de normose. Ela, de bobose.
A normose é muito comum em pré-adolescentes e adultos, mas pode contaminar pessoas de qualquer faixa etária. O principal sintoma da pessoa com normose é que ela é normal. O normoso só veste o que está na moda, tem orgulho de suas opiniões de senso comum e finge que entende de tudo, em qualquer conversa, só para não fazer feio. É o tipo de pessoa que nunca pagou um mico na vida, que liga pra status, que está constantemente vigiando os outros e com a impressão que está sendo vigiado. Mas no fundo esconde muita insatisfação, pois está mais preocupado com a opinião de terceiros do que com a sua própria.
Já as pessoas acometidas por bobose são bobas. Essa doença não é tão comum, e as crianças são os maiores agentes de contaminação. Experimente aproximar um bebê fofo perto de qualquer adulto, até os mais normais têm um acesso de bobose e ficam fazendo "bilú, bilú, cadê o bebezinho da titia? bate palminha, bate!". As pessoas com bobose podem até usam roupas da moda, mas não fazem disso sua prioridade; não têm vergonha de dizer uma opinião louca ou totalmente fora da casinha, ou de dizer um sonoro "Hã??" quando não entenderam o que alguém falou durante uma conversa. Essa pessoa tem sempre uma piada pra contar, e não tem medo de ousar, de experimentar, nem de coisas idiotas.
Todo dia vemos pessoas normais e pessoas bobas. Mas pessoas que agem normalmente o tempo todo acabam ficando com uma vida monótona, infeliz e sem humor. Isso porque não sabem se divertir pois acham que isso é falta de maturidade - como o adolescente no começo do texto. E as que agem feito bobos o tempo todo podem ficar inconvenientes, ou correr o risco de nunca serem levados à sério. Cada um age como lhe convém. Seja normal, educado e tenha etiqueta quando deve ter. Mas se deixe contaminar de bobose de vez em quando - não faz mal, alegra a vida e ajuda a superar a normose do resto do tempo.


Obs 1: Antes que me venham com essa frescura de plágio e o escambau, os dois termos (normose e bobose) eu vi em outro lugarem uma matéria de jornal que falava de política. Quando tive meu primeiro blog, em 2006, a maioria dos blogs nem fontes citava quando pegava matérias de outros...

Obs2: Meus maiores amigos(as) têm bobose.

Nenhum comentário: